Knut, o famoso urso polar de Berlim, está “de volta”

Knut ainda filhote, com seu criador (Foto de Jean Luc, retirada da Wikipedia)

Knut ainda filhote, com seu criador (Foto de Jean Luc, retirada da Wikipedia)

Muitos tiveram a chance de conhecer Knut, o famoso ursinho polar que nasceu e morou no Zoo de Berlim e que ficou mundialmente famoso por duas razões: porque foi o primeiro urso polar a nascer e sobreviver no Zoo de Berlim em um período de 30 anos; e por último e mais importante, porque a mãe de Knut abandonou os filhotes logo após o nascimento, sem razões aparentes. O irmão de Knut morreu 4 dias depois de infecção. Knut, entretanto, sobreviveu e foi “adotado” por um criador humano, chamado Thomas Dörflein, que passou a dormir no Zoo de Berlim ao lado do ursinho. Knut foi crescendo com a dedicação de Dörflein, que não só dormia ao lado do animal, como o alimentava, dava banho, brincava com ele, e etc. Todas essas peculiaridades atraíram a atenção da imprensa: por um lado, alguns ativistas criticavam o Zoo por criar um animal em cativeiro; por outro, mais e mais pessoas criavam simpatia pelo animal e por sua história.

Eu e Knut ao fundo, na sua tão querida pedra. A foto tá ruim, mas vale a recordação.

Eu e Knut ao fundo, na sua tão querida pedra. A foto tá ruim, mas vale a recordação.

Knut nasceu em Dezembro de 2006 e, não por coincidência, o ano de 2007 foi o ano mais lucrativo do Zoo de Berlim em 163 anos de história. Knut virou o astro do Zoo, ou melhor, da cidade de Berlim. Muito me lembro já em 2009, quando perguntei a um policial o caminho ao Zoo, ele só falava: “Knut? Knut? Knut?”, tamanha era a confusão de gente querendo conhecer o ursinho popstar. Infelizmente em março de 2011, o querido urso Knut faleceu após ter convulsões, aos 04 anos de idade. Cerca de 700 visitantes do Zoo presenciaram a morte repentina do urso.

Mas por que estou contando essa história toda? Bom, o Naturkundemuseum Berlin (Museu de História Natural de Berlim) criou um modelo do urso Knut, a partir de uma reprodulçao de seu esqueleto e utilizando a própria pele do ursinho. Alguns podem achar mórbido, mas foi a maneira que o museu encontrou de prestar a sua homenagem e de trazer Knut “de volta” à cidade. O modelo do urso estará à mostra no Hall do Museu para ser visitado de graça até o dia 15 de Março. Isso mesmo, até o dia 15 de Março, é só chegar lá no Museu de História Natural de Berlim que você poderá ver o modelo de Knut gratuitamente. Após essa data, Knut será integrado à coleção do museu e será exposto na parte interior – que, inclusive, vale muito a pena visitar (principalmente se você estiver viajando com crianças).

Modelo do urso Knut no Naturkundemuseum Berlin (retirado do site do museu)

Modelo do urso Knut no Naturkundemuseum Berlin (retirado do site do museu)

Como chegar 

A melhor forma para chegar ao Museu de História Natural de Berlim é através da linha de metrô U6, descendo na estação de mesmo nome do museu: Naturkundemuseum. De lá, basta seguir as placas indicativas que você encontrará o museu. Para aprender a calcular a sua rota no site da empresa de transportes de Berlim, clique aqui

Está vindo para Berlim? Não deixe de consultar a nossa oferta de serviços e entrar em contato conosco! O vivaberlim ficará feliz em ajudar na sua viagem.

E quem estiver vindo para Berlim no ano de 2013, não deixe de participar da nossa promoção no Facebook para ganhar um passeio grátis com o guia vivaberlim (até o dia 28 de Fevereiro)!

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

Categorias: Museus, Igrejas e Palácios, Notícias, Parques, Jardins e Natureza | Tags: , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.