Nicole Plauto

Eu na frente do Parlamento Alemão

Venho de uma tradicional família de classe média recifense, sou filha de um professor com uma fisioterapeuta, e irmã caçula de três filhas. Um dos meus maiores orgulhos foi ter aprendido a ler e escrever (sozinha!) aos 3 anos de idade, o que me permitiu desde cedo desenvolver o amor à leitura. Livros eram os melhores presentes que eu recebia; e até hoje me lembro muito bem de um amigo da família que, por trabalhar numa grande editora, trazia consigo uma pilha enorme de livros sempre que me encontrava (não era tão frequente assim, cerca de 2 vezes ao ano). Foi maravilhoso ouvir um depoimento emocionado desse mesmo amigo da família durante a minha festa de despedida do Brasil, 20 anos depois.

Pelo meu amor à comunicação, minha mãe logo me pôs para aprender inglês. Em Recife era ainda raro aprender inglês tão novinho, e a minha mãe teve que rodar pela cidade para encontrar uma escola que me aceitasse como aluna. Hoje em dia é super comum aprender inglês nos primeiros anos de vida, né? Eu pelo menos achava ótimo! Na minha adolescência apaixonei-me pelo desafiante idioma alemão. Uma boa escola do idioma me proporcionou também o contato com a cultura alemã, com os filmes, com a literatura,  com o modo de viver e de ver a vida. Coloquei na minha cabeça que um dia iria morar na Alemanha.

Como adolescente não foi possível seguir com esse meu sonho, mas já na faculdade de Economia da UFPE, tive a oportunidade de viajar para um Congresso em Portugal (na verdade, foi o Encontro Mundial de Empresários Juniores). Aproveitei o pé na Europa e dei um pulinho em Berlim. Foram três dias. TRÊS DIAS e nada mais foi necessário para que eu me apaixonasse completamente pela cidade, a ponto de dizer a mim mesma que era A cidade em que eu iria morar. Três anos depois eu cumpriria minha promessa interna.

Antes de vir morar em Berlim, eu fiz um intercâmbio de 1 ano como AuPair – em que eu morei com uma família alemã, cuidei de três crianças e ganhei uma segunda família. Eu participei ativamente da educação das três crianças alemãs e pude observar as diferenças culturais entre as famílias alemãs e brasileiras. O meu ano como AuPair foi imprescindível para formar a minha imagem em relação à cultura e costumes alemães, pois foi quando estive totalmente inserida em sua sociedade. Algumas impressões que tenho sobre os alemães em geral vocês vão poder conhecer ao longo dos meus posts aqui no blog.

Para aprofundar e/ou confontrar o meu empirismo, fiz um curso de 1 semestre sobre “Cultura e Costumes alemães”. Um ano depois, já na Universidade Humboldt de Berlim, cursei também a disciplina “História alemã no Pós-Guerra” com aprofundamento na história da cidade de Berlim. Apaixonada pela história e pela cidade, eu não me canso de visitar museus e de ler acerca de temas relacionados. É um grande prazer compartilhar essas minhas paixões com vocês. Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu!

Para entrar em contato diretamente comigo, basta enviar um e-mail diretamente para: nicoleplauto@hotmail.com

Meu telefone de contato: +49 160 1627 072

Se você tem interesse em algum dos nossos serviços, entra em contato com a gente!

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

2 Comentários

2 opiniões sobre “Nicole Plauto

  1. Olá Nicole e Pacelli !
    Encontrei o blog e achei muito criativo e interessante. Ainda não conheço Berlim, mas pretendo fazê-lo em viagem conjunta a Viena, pelo traço comum de contemporaneidade e história. Lamentamos não viajar esse ano : em Viena perdemos as exposições especiais (em 10 museus) pelas comemorações dos 150 anos do nascimento de Gustav Klimt. Viajamos com interesse na cultura regional e na arte. Nós não estamos preocupados em ir a um lugar pelo “Made in… ” mas pelo “Created in …” e na Alemanha metrópoles como Berlim, Hamburgo e Colônia se destacam atualmente como centros de criatividade. Quando formos a Berlim vamos pedir a vocês ajuda no nosso roteiro de viagem, porque vocês estão muito bem preparados, oferecendo bons serviços ao turista brasileiro! Sucesso e um abraço de Cristina e Normand Legault.

    • Obrigada, queridos! É sempre muito bom receber bons feedbacks sobre o blog! Escrevemos com muito carinho (com pesquisa e vivência também, claro!), rs.
      É uma delícia viajar em busca de experiências culturais e com certeza a Europa (e Berlim) tem muito a oferecer quanto a isso. Será um prazer ajudá-los com o roteiro da viagem!
      Grande abraço!

Deixe um comentário!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.