Marienkirche – a igreja mais antiga de Berlim

A igreja Marienkirche em Berlim

A construção da Marienkirche remonta à primeira expansão da cidade, ainda na idade média, por volta de 1250. Como não se sabe exatamente a data de sua fundação, ela e a Nikolaikirche são consideradas as duas igrejas mais antigas da cidade. Ninguém sabe qual é a mais antiga. Apesar de ter sido danificada, a igreja sobreviveu a várias guerras desde sua construção (às duas guerras mundiais, inclusive).

Vista da igreja Marienkirche e da Torre de TV

Dentro dela há uma pintura da idade média (diz-se que no mínimo do século XV, à época da peste), chamada “Dança da Morte” (“Totentanz” em alemão), em que a morte “fala” com vários tipos diferentes de cidadãos da época – inclusive com o próprio papa. Apesar de praticamente todos os livros-guias da cidade afirmarem que a pintura é um afresco, ela não pode ser considerada como tal, já que é originalmente uma pintura a seco. A “Dança da Morte” já foi repintada algumas vezes, mas na última restauração todas as mãos de tinta que tinham sido colocadas posteriormente foram retiradas, e a obra hoje vista é a original.

Maquete digital da pintura "Dança da Morte" na Marienkirche (Fonte: wikipedia)

A entrada na igreja é grátis. O altar não é muito sofisticado, mas vale a pena entrar, seja pra conferir a pintura medieval retratada na maquete acima, ou para admirar a beleza de seu órgão. O órgão da Marienkirche data do início do século XVIII, mais precisamente 1723, e foi construído por Joachim Wagner. Tecnologias foram acopladas a ele ao longo do tempo, mas ainda permanece original.

Vista da Marienkirche por dentro e seu órgão

 Para encontrar a Marienkirche, basta descer na parada “Spandauer Str./Marienkirche” com os ônibus 100 ou 200. Para saber como conhecer a cidade com o ônibus 100, acesse aqui.

Se você tiver na Alexanderplatz, basta andar em direção ao Portão de Brandenburgo, e à avenida Unter den Linden, e você verá a Marienkirche na esquina, na altura da Rotes Rathaus (Prédio vermelho da prefeitura). Conheça todos os pontos turísticos clicando aqui.

E se você tem interesse em saber em que o vivaberlim pode ajudar na sua viagem, fale conosco.

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

Categorias: História, Cultura, Cotidiano e Curiosidades, Museus, Igrejas e Palácios, Pontos turísticos | Tags: | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.