Potsdamer Platz e o muro de Berlim

Este é o nosso segundo post sobre a praça chamada “Potsdamer Platz”. Para saber o início de sua história, leia Potsdamer Platz – Início.

Com o término da guerra e a divisão da Alemanha, a Potsdamer Platz ficou quase completamente devastada.

Potsdamer Platz logo após a IIGM – 1946 (Fonte: dieter-alfer.de)

Os aliados dividiram a cidade de Berlim em setores e a Potsdamer Platz ficou conhecida como “esquina dos três países”, dividida entre França, Inglaterra e EUA – e por isso detentora de um grande e vivo mercado negro. Com o bloqueio de Berlim, em 1948, foi delineada uma marca de separação no chão dividindo o setor soviético dos três setores ocidentais.

Potsdamer Platz e seu mercado em 1950 (Fonte: TiPPC Berlin)

Em 1953 a “Revolta de 17 de Junho” chegou até a área, sendo o resto dos prédios queimados (aqueles que haviam sobrevivido à segunda guerra). Devido à devastação e à separação dos setores, os investidores foram perdendo o interesse na área.

Potsdamer Platz em 17 de Junho de 1953 (Fonte: dieter-alfer.de)

Durante a divisão física da cidade através do muro de Berlim (a partir de 1961), a praça foi completamente esvaziada, pois o muro passava exatamente pelo meio dela. Em nenhum outro lugar a “faixa de morte” (em alemão Todestreifen – espaço entre dois muros paralelos que era utilizado para vigilância) era tão grande quanto na Potsdamer Platz. Todos os prédios que ficavam na planejada faixa da morte tiveram que desaparecer. Além do mais, do lado ocidental da praça, o senado comprava as ruínas dos prédios para destruí-los, pois esses representavam perigos de queda. Ou seja, por motivos variados, o pouco que sobrou da praça depois da segunda guerra mundial teve que ser posto ao chão.

Potsdamer Platz, a faixa da morte e o muro de Berlim – 1965 (Fonte: dieter-alfer.de)

Com o 9 de Novembro de 1989 e a derrubada do muro, as coisas foram mudando pra Potsdamer Platz. Já alguns dias depois, um pedaço do muro que ali passava foi retirado, e uma passagem pela fronteira foi aberta no dia 12. Em 1990, o líder da banda Pink Floyd, Roger Waters, organizou um grande show ali, chamado “The Wall”. O show foi entre a Potsdamer e a Pariser Platz, duas praças que até então eram “terra de ninguém” devido ao muro de Berlim, que passava no meio delas. Foi o maior show da história do rock na cidade até o momento.

Show “The Wall” do Roger Waters (Pink Floyd) entre a Potsdamer Platz e a Pariser Platz (Fonte: oschti.ch)

Com a reunificação, a Potsdamer Platz ressurgiu como o novo centro de Berlim, bem no meio da antiga divisão. Na década de 90, então, passou a ser o maior e mais conhecido recanto de obras da Europa. A reconstrução da Potsdamer Platz veio junto ao conceito de “Cidade para o século XXI”.

Atual Potsdamer Platz (Fonte: wikipedia alemã / Fotógrafo: Michael J. Zirbes)

Leia mais sobre a Potsdamer Platz e sua história inicial, clicando aqui. Em outro post, você conhecerá melhor sobre o projeto arquitetônico da praça e o que você encontrará nela.

Saiba no que o vivaberlim pode ajudar na sua viagem! Conheça os nossos serviços e entre em contato conosco!

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

Categorias: História, Cultura, Cotidiano e Curiosidades, Pontos turísticos | Tags: , | 11 Comentários

Navegação de Posts

11 opiniões sobre “Potsdamer Platz e o muro de Berlim

  1. Pingback: Entenda o Muro de Berlim « vivaberlim

  2. Isa

    Nicole, já vou incluir as sugestões…. Mtoooooo obrigada!!!!

    Bjo gde!!!

  3. Isa

    Nicole, então vou perguntar hein rs…

    Qual o melhor meio de transporte pra eu sair do hotel? Ônibus ou metro? Qual a estação de metro mais perto do hotel concorde?

    Pensei em começar pela AlexandrerPlatz, e ir seguindo, Fernsehturm, Portão de Brandenburgo, Marienkirche, Rotes Rathaus, Memorial do Holocausto, Catedrais, Ilha dos Museus, Parlamento, Palácio de Charlottenburg. No outro dia: Check Point Charlie, East Side Galery, Potsdamer Platz, Sony Center.

    Ta mto fora de ordem? Da pra ser feito mais ou menos assim? Por onde acha melhor começar?

    Vou ficar sex/sáb/dom e como no domingo o comercio não abre, no fianl da tarde de sáb quero ir passear por umas lojinhas rs Domingo meu vôo pra Frankfurt sai as 17 hs, ou seja, vai ser um dia curto. Tomara que de tempo alugar bike pra dar umas voltas, amoooooo!

    Vale a pena comprar o berlin welcome card?
    Vi q uma boa eh o ônibus 100 pelos ptos turísticos…

    Bjo querida e mais uma vez obrigada!

    • O roteiro tá ótimo. Pensa em passar no Memorial do Muro de Berlim (já já sai a foto da semana dele) antes da East Side Gallery. De lá dá pra pegar um bonde direto pra Warschauer Str. e visitar a East Side.
      Onde você vai estar o metrô mais próximo é o U9 Kurfürstendamm ou U1 Uhlandstrasse. Mas a melhor forma é ir pra Breitscheidplatz (na frente do Europa center – uma praça bem próxima ao hotel) e de lá pegar o ônibus 100. Inclusive na praça tem a igreja Gedächtnis Kirche, que vale a pena você visitar. E aí você passar por vários pontos turísticos da cidade com o 100 e ele te deixa na Alexanderplatz (o ônibus 200 também). Mais sobre o bus 100 você vê aqui: https://vivaberlim.wordpress.com/2012/02/08/como-economizar-no-citytour-conhecendo-berlim-com-o-bus-100/
      Beijos!

  4. Isa

    Nicole, parabéns pelo blog, muuuuuuito legal!!!! Estou indo na semana que vem pra Berlim, vou passar apenas 3 dias, vai ser a minha primeira vez, mas meu marido já foi umas 4x… Aproveitando varias dicas, já tracei mais ou menos um roteiro para que eu possa aproveitar ao máximo a viagem… Vou ficar no hotel Concorde, me indica algum lugar pelas redondezas onde empossa tomar café da manha? Uma amiga me sugeriu um dia tomar café da manha no Parlamento, me disse inclusive q era uma forma de evitar fila, o que vc acha?

    Bjo gde!

    • Oláa Isa, que bom que você gostou do blog! É sempre ótimo receber elogios. Você estará hospedada na Kurfürstendamm, a maior avenida de compras da cidade. Tem um moooonte de restaurantes, padarias e locais especializados em café-da-manhã na avenida. Eu aconselho você sair do hotel e dar uma olhada na rua, você com certeza vai encontrar bem pertinho um local que agrade a você e ao seu bolso. 🙂
      Sobre essa dica da sua amiga, seria tomar café-da-manhã dentro do Parlamento? Bom, se você quiser visitar o Parlamento, tem que fazer reserva antecipada. A boa notícia é que não tem fila, a má notícia é que só entra assim agora. Tem que reservar pelo site antecipadamente e receber a confirmação (no dia da visita, tem também que levar o passaporte). Você pode ler mais sobre isso no nosso post: Como visitar a cúpula do Parlamento. Eu realmente não sei dizer se para ir para o restaurante pode-se entrar sem reserva (eu acredito que não, já que o restaurante fica no terraço da cúpula). A cúpula estará fechada entre os dias 23 e 27 de Julho, espero que você esteja aqui na cidade durante outros dias também.
      Beijos!

      • Isa

        Oi Nicole, obigada pelas informações… Eu já tinha até enviado para o meu marido o link do seu post sobre as reservas para visitas ao Parlamento, para ele já ir providenciando logo, soube que as vezes demora um pouco pra eles confirmarem… Vou ficar em Berlim nos dias 29 e 30/06 e 01/07… Pena que vai ser tão rapidinho…

        Bjo e mto obrigada!

      • Por nada, querida. É bom mesmo garantir a reserva. 🙂 Se fizer um roteiro legal, dá pra visitar bastante coisa. Se tiver mais dúvidas, pode mandar bala aqui no blog!
        Espero que adorem a viagem, a cidade, e que voltem mais vezes! Beijos!

  5. Talita de almeida Telemberg

    Adorei ver as fotos antigas e de saber um pouco mais sobre a Postdamer Platz. Voces são uns amores. Beijos
    Talita Telemberg – da turma dos verdolátras.

    • Ow Talita, pois é, tem muitas histórias nessa cidade, não é?! Muito obrigada pelo seu comentário, vocês é que foram e são uns amores. Grande beijo!

  6. Pingback: Potsdamer Platz – Início « vivaberlim

Deixe um comentário!

Blog no WordPress.com.