Catedral de Berlim

Catedral de Berlim (Berliner Dom)

A “Berliner Dom”, apesar do nome catedral, nunca foi a sede de um bispado. Quando o príncipe eleitor de Brandenburgo, Friedrick, por volta de 1450, mudou-se para a atual ilha dos museus, ele elevou o status da pequena igreja que havia ali a paróquia principal da cidade. A partir desse momento uma série de reformas foram feitas exaltando a grandiosidade da cidade e da família real. Ela chegou a integrar o complexo de edifícios do castelo de Berlim que sediava o governo da Prússia. Durante o início do século XIX, muito se discutiu sobre uma grande reforma da paróquia, mas os planos foram adiados por conta da pobreza que veio após a era Napoleônica. Já no final do século XIX, a Alemanha era um império poderoso, decidiu-se ampliar a igreja e então foi construída nos atuais moldes a catedral de Berlim no estilo Neo-Renascentista.

Catedral de Berlim - Detalhe

A igreja chegou a ser comparada com a versão protestante da Basílica de São Pedro. Durante a II Guerra a catedral foi atingida por uma bomba de líquidos inflamáveis e sofreu severos danos. Como a igreja ficava no lado oriental da cidade, começou a ser reconstruída apenas em 1975. A reconstrução foi patrocinada pelos ocidentais e o governo da Alemanha oriental não se opôs pelo simples fato de que a reforma gerava entrada de marcos alemães. Hoje a igreja serve, além do habitual para uma igreja, para apresentações de música clássica e concertos em geral.

Catedral de Berlim e Torre de TV

A Catedral de Berlim fica na beira do rio Spree, na ilha dos Museus. Você chega nela facilmente através dos ônibus 100 ou 200, na parada “Lustgarten”. Para saber mais sobre a rota turística do ônibus 100, acesse aqui.

Conheça outros pontos turísticos da cidade clicando aqui. Fotos da cidade feitas pelos guias vivaberlim, você encontra aqui.

E se você tem interesse em saber em que o vivaberlim pode ajudar na sua viagem, fale conosco.

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

Categorias: História, Cultura, Cotidiano e Curiosidades, Museus, Igrejas e Palácios, Pontos turísticos | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Catedral de Berlim

  1. Pingback: Festival de luzes de Berlim « vivaberlim

  2. Pingback: Como aproveitar o verão de Berlim « vivaberlim

  3. Pingback: Catedral de Berlim | Berlim, Berlim | Scoop.it

Deixe um comentário!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.